Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira nasceu em Matosinhos a 25 de junho de 1933 e destacou-se como arquiteto.
As suas obras encontram-se por todo o mundo, da América à Ásia, passando por países como Portugal, Espanha, Países Baixos, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Estados Unidos, entre outros. Nos Países Baixos, dirigiu, de 1985 a 1989, o Plano de Recuperação da Zona 5 de Schilderswijk, em Haia; Blocos 6–7–8 de Ceramique Terrein, em Maastricht. É autor do plano de reconstrução da zona do Chiado, em Lisboa, destruído por um incêndio em 1988. Elaborou, em Espanha, o projeto para o Centro Meteorológico da Villa Olimpica em Barcelona; o do Centro Galego de Arte Contemporânea, o da Faculdade de Ciências da Informação, em Santiago de Compostela, e também na Galiza o de um pavilhão polidesportivo na Ilha de Arousa e o do Café Moderno em Pontevedra; a reitoria da Universidade de Alicante; o Edifício Zaida, em Granada; e o Complexo Desportivo Ribero Serralo, em Cornellà de Llobregat.
Foi condecorado com a Grande-Oficial da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico de Portugal (1992); Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal (1999); Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública de Portugal (2017).
Álvaro Siza é doutor "Honoris Causa" pela Univ. Politécnica de Valência, pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, pela Univ. de Palermo, pela Univ. Menendez Pelayo, de Santander, pela Univ. Nacional de Ingeniería de Lima, Peru, pela Univ. de Coimbra, pela Univ. Lusíada, pela Univ. Federal de Paraíba, pela Univ. degli Studi di Napoli Federico II, Pollo delle Scienze e delle Tecnologie, Nápoles.
Duplicados de coleção em venda em DelcampeSpedro
Sem comentários:
Enviar um comentário