segunda-feira, 25 de julho de 2022

Ovide Decroly (1871 - 1932)

 


Ovide Decroly nasceu em Renaix a 23 de julho de 1871 e distinguiu-se como pedagogo.

Como estudante, não teve dificuldade de aprendizagem, mas, por causa de indisciplina, foi expulso de várias escolas. Recusava-se a frequentar as aulas de catecismo. em 1896 formou-se em medicina e estudou neurologia em Gante na Bélgica e na Alemanha.

Decroly sempre voltou sua atenção para crianças com deficiências mentais e esse interesse fez ele a fazer a transição da medicina para a educação. E assim criou uma disciplina chamada "pedotecnia", dirigida ao estudo das atividades pedagógicas coordenadas ao conhecimento da evolução física e mental das crianças.

Em 1907 fundou uma escola chamada École de L' ermitage, em Bruxelas para crianças consideradas "normais", que serviu de espaço de experimentação de estudo para ele, cujo ensino era direcionado aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais. Nomeado Professor de psicologia da Universidade de Bruxelas (1912), também fundou e presidiu a Foyer des Orphelins, em 1915. Também foi um dos fundadores do Cofondateur de la Ferme-Ecole de Waterloo (1924). No 1º Congresso Internacional de Calais de 1921, deu sua contribuição para a fundação da Liga Internacional da Educação Nova. Decroly dedicou-se apaixonadamente a experimentar uma escola centrada no aluno e não no professor, que o professor preparasse as crianças para viver em sociedade, em vez de simplesmente fornecer a elas conhecimentos destinados a sua vida profissional.

Morreu a 12 de setembro de 1932, em Uccle, na região de Bruxelas.



 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural