sábado, 25 de novembro de 2023

Deng Xiaoping (1904 - 1997)

 

Deng Xiaoping nasceu a 22 de agosto de 1904 em Guang'an, Sichuan e destacou-se como político líder da China.

Foi o líder supremo da República Popular da China entre 1978 e 1992. Deng Xiaoping apesar durante longos anos ter sofrido perseguições por parte dos lideres chineses (“perseguição maoista”) manteve a sua militância no partido comunista e após a morte de Mao Tse Tung ascendeu gradualmente ao poder supremo e liderou a China através de uma série de reformas de longo alcance na economia de mercado, o que lhe valeu a reputação de "Arquiteto da China Moderna".

É Deng Xiaoping que põe em prática as reformas económicas que fariam da China o país com maior crescimento económico do planeta. Entre elas destacam-se as quatro modernizações, nos setores da agricultura, indústria, comércio, ciência, tecnologia e na área militar. Durante seu governo, a China passou por uma grande abertura diplomática.

A diferença entre as reformas soviética deve-se ao fato de que Mikhail Gorbachev foi o único responsável pelas reformas , ao passo que Deng Xiaoping simplesmente oficializou diversas práticas criadas por autoridades municipais e/ou provinciais que estavam "fora" das diretivas de Pequim. Em 1992 foi o primeiro líder comunista da China a aposentar-se, abdicando de todos os seus cargos e títulos vitalícios.

Deng Xiaoping faleceu a 19 de fevereiro de 1997 em Pequim.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural