Leopoldina de Bragança nasceu a 13 de julho de 1847 no Rio de Janeiro e destacou-se como Princesa.
Foi a segunda filha do imperador Pedro II do Brasil e da imperatriz consorte Teresa Cristina das Duas Sicílias e, portanto, membro da família imperial brasileira. Ela foi a segunda na linha de sucessão ao trono do Império do Brasil, mesmo após o casamento de sua irmã mais velha, a Princesa Isabel, devido às dificuldades desta em gerar herdeiros. Após sua morte prematura, seus dois filhos mais velhos foram reconhecidos como príncipes brasileiros e herdeiros presuntivos do trono até que D. Isabel tivesse seu primeiro filho. A partir daí, originou-se o chamado ramo de Saxe-Coburgo e Bragança da família imperial brasileira.
Nascida como Princesa do Brasil, ela teve numerosos mestres que foram encarregados de educar as duas jovens princesas, que seguiam um elaborado e rigoroso sistema de estudos vigiado constantemente pelo imperador. Casou-se em 1864 com o príncipe alemão Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota, com quem teve quatro filhos: Pedro, Augusto, José e Luís, e recebeu o título de Princesa de Saxe-Coburgo-Gota e Duquesa de Saxe.
Recebeu as seguintes condecorações: Grã-Cruz da Imperial Ordem da Rosa; Dignitária da Ordem das Damas Nobres de Espanha; Dignitária da Ordem Real de Santa Isabel; Dignitária Ordem da Cruz Estrelada; Grã-Cruz da Ordem Imperial de São Carlos.
Faleceu a 07 de fevereiro de 1871 em Viena (Áustria).
Sem comentários:
Enviar um comentário