Fernando Luís de Oliveira Pessa nasceu em Vera Cruz (Aveiro) a 15 de abril de 1902 e distinguiu-se como jornalista.
Foi um dos mais famosos jornalistas portugueses do século XX. Convidado para a secção portuguesa da BBC, passou a viver em Londres durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1934 candidatou-se aos quadros da recém criada Emissora Nacional, Iniciou, assim, uma carreira que nunca tinha pensado seguir. E assim transformou-se no primeiro locutor da Emissora Nacional.
Tornou-se conhecido por reportar os bombardeamentos em Londres e consolidou a sua popularidade com o programa Retiro da Blitz ridicularizando a figura de Hitler e as suas investidas contra Londres.
Realizou a primeira emissão em direto da RTP, em 7 de Março de 1957, na Feira Popular de Lisboa, entrando para os quadros da RTP apenas a 1 de Janeiro de 1976, já com 73 anos.
A célebre expressão “E esta, hein?” marcou a sua carreira como repórter televisivo. A expressão surgiu como substituto dos palavrões que tinha vontade de dizer quando denunciava situações menos agradáveis do quotidiano do país nos seus "bilhetes postais".
Recebeu inúmeras homenagens e distinções, nomeadamente: Prémio da Imprensa (1981); o Prémio Bordalo, entregue pela Casa da Imprensa, em 1982; o "Prémio Carreira", instituído pelo Clube Português de Imprensa (1992); Como "Consagração de Carreira" recebeu o Prémio Bordalo (1993); Em 1981 foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; em 1991 foi feito Grande-Oficial da Ordem do Mérito; recebeu a Medalha de Serviços Distintos; a Medalha Naval de Vasco da Gama. Foi membro Honorário da Ordem do Império Britânico. Em 2005 foi inaugurado o requalificado e renomeado Jardim Fernando Pessa (Lisboa) em homenagem ao jornalista, que vivia perto e regularmente utilizava o espaço para os seus passeios, a pé ou de bicicleta. A Câmara Municipal de Lisboa dedicou-lhe, postumamente, o nome do Auditório Fernando Pessa.
Faleceu a 29 de abril de 2002 em Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário