María Ana de Jesús Guerrero Torija nasceu a 17 de abril de 1867 em Madrid e destacou-se como atriz, produtora e diretora de teatro.
Atriz e empresária teatral é considerada a melhor intérprete do palco espanhol do século XIX. Filha de um empresário teatral, María Guerrero treinou sob a supervisão da famosa atriz Teodora Lamadrid. Em 1885 estreou-se no Teatro de la Princesa, onde obteve os primeiros sucessos com a companhia de Ricardo Calvo.
Durante uma estadia em Paris, aperfeiçoou sua técnica com Coquelin e Sarah Bernhardt e ao retornar brilhou como integrante do Teatro de Comédia, até criar sua própria companhia e se tornar proprietária do Teatro Espanhol, doravante denominado María Teatro Guerrero. Em 1896 casou-se com o ator Fernando Díaz de Mendoza.
Unida a José Echegaray por laços profissionais e de amizade, a sua companhia apresentou as principais peças do autor. Pelo seu sucesso e prestígio fez uma tournée pela Europa e América Latina. Em Buenos Aires também criou seu próprio teatro, o Teatro Cervantes.
María Guerrero faleceu a 23 de janeiro de 1928 em Madrid.
Textro adaptado de:
Fernández, Tomás e Tamaro, Elena. « Biografia de María Guerrero ». Em Biografias e Vidas. A enciclopédia biográfica online [Internet]. Barcelona, Espanha, 2004. Disponível em https://www.biografiasyvidas.com/biografia/g/guerrero_maria.htm [data de acesso: 2 de dezembro de 2023].
Sem comentários:
Enviar um comentário