sábado, 2 de dezembro de 2023

José Martí (1853 - 1895)

 

José Julián Martí Pérez nasceu a 28 de janeiro de 1853 em Havana e distinguiu-se como político. Considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha (conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana").

José Martí foi reconhecido como um intelectual tendo desenvolvido trabalhos no âmbito do jornalismo, ensaio, tradução, docência, editor e poesia.

As ideias políticas de Martí foram moldadas por seu encontro precoce com o liberalismo krausista e sua defesa da espiritualidade e da solidariedade opondo-se à escravidão. Para ele, não era natural que Cuba fosse controlada e oprimida pelo governo espanhol, quando tinha sua própria identidade e cultura únicas.

Para Martí a poesia  é uma linguagem do subjetivo permanente: a intuição e a visão. Já a prosa é um instrumento e um método de divulgação das ideias, e tem como objetivo elevar, encorajar e animar essas ideias ao invés de ter a expressão de rasgar o coração, reclamar e lamentar. A prosa é um serviço ao seu povo.

José Martí faleceu em Dos Ríos a 19 de maio de 1895.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural