José Julián Martí Pérez nasceu a 28 de janeiro de 1853 em Havana e distinguiu-se como político. Considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha (conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana").
José Martí foi reconhecido como um intelectual tendo desenvolvido trabalhos no âmbito do jornalismo, ensaio, tradução, docência, editor e poesia.
As ideias políticas de Martí foram moldadas por seu encontro precoce com o liberalismo krausista e sua defesa da espiritualidade e da solidariedade opondo-se à escravidão. Para ele, não era natural que Cuba fosse controlada e oprimida pelo governo espanhol, quando tinha sua própria identidade e cultura únicas.
Para Martí a poesia é uma linguagem do subjetivo permanente: a intuição e a visão. Já a prosa é um instrumento e um método de divulgação das ideias, e tem como objetivo elevar, encorajar e animar essas ideias ao invés de ter a expressão de rasgar o coração, reclamar e lamentar. A prosa é um serviço ao seu povo.
José Martí faleceu em Dos Ríos a 19 de maio de 1895.
Sem comentários:
Enviar um comentário