Pesquisar neste blogue

Translate

sábado, 17 de janeiro de 2026

Um lugar para o Colecionismo: Maximum Card Jean Laborde (1805 - 1878)


Um lugar para o Colecionismo: Maximum Card Jean Laborde – 60th Death Anniversary...: Country:  Madagascar (French Administration) Issue:  Jean Laborde – 60th Death Anniversary (55c Stamp, 1938 Issue) Date of Issue:  July 6, 1...

Jean Laborde nasceu em Auch, França, a 29 de novembro de 1805 e destacou-se como um aventureiro, industrial e diplomata francês em Madagáscar. Foi uma figura central na modernização do Reino de Merina, governando oficiosamente fábricas e projetos de construção para a Rainha Ranavalona I. Filho de um ferreiro, a sua vida aventurosa começou após naufragar na costa de Madagáscar, o que o levou à corte real.
Para a Rainha Ranavalona I, as capacidades industriais de Laborde eram cruciais para produzir armas e outros bens essenciais para manter a independência do reino face às potências europeias. Laborde construiu um complexo industrial em Mantasoa, onde utilizou trabalho forçado de 20.000 pessoas para fabricar uma vasta gama de produtos, desde canhões e espadas a tijolos, vidro e até ácido sulfúrico. Também construiu o túmulo do primeiro-ministro Rainiharo e o palácio da rainha.
A sua atuação é fundamental para compreender as dinâmicas das relações franco-malgaxes do século XIX e os dilemas éticos da exploração industrial da época. Envolveu-se numa tentativa de golpe de estado em 1857, o que resultou no seu exílio, mas regressou em 1861 após a ascensão do Rei Radama II. Mais tarde, foi nomeado o primeiro cônsul francês na corte de Merina por Napoleão III. O seu legado permanece controverso, oscilando entre o papel de modernizador e empreendedor do reino e a sua participação na exploração da população malgaxe, sendo que as disputas sobre a herança dos seus bens após a sua morte foram usadas como pretexto para a intervenção armada francesa na ilha.
Jean Laborde faleceu em Antananarivo, Madagáscar, a 27 de dezembro de 1878.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural