Luís da Câmara Pestana nasceu no Funchal a 28 de outubro de 1863 e distinguiu-se como médico e cientista português, pioneiro da bacteriologia. Formou-se em Medicina na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa em 1889, com a tese O Micróbio do Carcinoma. Fundou o Instituto Bacteriológico de Lisboa em 1892, que mais tarde passou a ter o seu nome. Destacou-se durante a epidemia de Lisboa de 1894, ao identificar corretamente o agente da doença, contrariando diagnósticos errados. Publicou diversos estudos científicos e colaborou com figuras como Miguel Bombarda. Morreu em Lisboa a 15 de novembro de 1899, vítima da peste bubónica, enquanto combatia a epidemia no Porto. O seu legado permanece na ciência e saúde pública portuguesas.
Neste blogue temos biografias de pessoas importantes na história da humanidade que foram retratadas em selos, carimbo comemorativo, franquia mecânica ou outro suporte filatelico. Desta forma esperamos contribuir para uma nova forma de apresentar o coleccionismo de selos na internet.
quarta-feira, 25 de junho de 2025
domingo, 15 de junho de 2025
São João de Deus nasceu em 1495 em Montemor-o-Novo e destacou-se como Santo.
Ainda jovem foi separado da família e levado para a Espanha onde trabalhou como pastor e depois se alistou como soldado vivendo uma vida instável e errante em 1538 ao ouvir um sermão de São João de Ávila em Granada teve uma profunda conversão que o levou a clamar por misericórdia pelas ruas sendo internado como louco essa experiência despertou nele uma grande compaixão pelos doentes e marginalizados a partir de então dedicou sua vida ao cuidado dos pobres e enfermos fundando a Ordem dos Irmãos Hospitaleiros de São João de Deus que até hoje atua em hospitais e obras de caridade.
Faleceu a 8 de março de 1550 em Granada após salvar pacientes de um incêndio sendo reconhecido como padroeiro dos hospitais dos doentes e dos profissionais da saúde.
Vasco da Gama (1469 - 1524)
Vasco da Gama nasceu por volta de 1469 em Sines, na região do Alentejo, Portugal. Filho de Estêvão da Gama e Isabel Sodré, cresceu em um ambiente ligado ao mar e à navegação. Desde jovem, esteve envolvido em atividades marítimas e militares, o que o preparou para grandes expedições.
Em 1497, sob ordens do rei D. Manuel I, liderou uma expedição com o objetivo de encontrar uma rota marítima para as Índias. Partiu de Lisboa com quatro navios e, após contornar o Cabo da Boa Esperança e navegar pela costa leste da África, chegou a Calecut (atual Kozhikode), na Índia, em 1498. Essa viagem foi um marco histórico, pois estabeleceu a primeira ligação marítima direta entre a Europa e a Ásia.
Apesar das dificuldades e da resistência dos comerciantes locais, Vasco da Gama conseguiu retornar a Portugal em 1499 com uma valiosa carga de especiarias. Realizou outras viagens à Índia, sendo nomeado Conde de Vidigueira em 1519 e, mais tarde, vice-rei da Índia portuguesa em 1524, com a missão de combater a corrupção nas colónias.
Faleceu em Cochim (atual Kochi), na Índia, em 24 de dezembro de 1524.