José Vitorino Damásio nasceu em Santa Maria da Feira em 2 de novembro de 1807 e destacou-se como empresário e professor. Estudou humanidades e depois matemática e filosofia na Universidade de Coimbra.
Em 1828, juntou-se ao movimento liberal contra os miguelistas, destacando-se em várias batalhas e sendo ferido gravemente. Após a guerra, concluiu seus estudos e tornou-se professor na Academia Politécnica do Porto. Participou na construção de obras públicas, como a ponte pênsil do Porto, e introduziu inovações na engenharia.
Em 1848, fundou a Fundição do Bolhão, onde introduziu a fabricação de louça de ferro fundido esmaltada. Participou ativamente em movimentos políticos e militares, sendo nomeado para vários cargos importantes, como diretor do Instituto Industrial de Lisboa e diretor geral dos telégrafos.
Damásio também fundou o jornal "Industrial Portuense" e escreveu artigos para a "Revista de Obras Públicas e Minas". Foi membro fundador da Associação dos Engenheiros Portugueses e recebeu várias condecorações, incluindo a Ordem de Avis e a Torre e Espada. Sua contribuição para a engenharia e a indústria em Portugal foi significativa, e ele é lembrado como um dos pioneiros na modernização do país.
Faleceu em Lisboa em 19 de outubro de 1875.
Resumo do texto: https://www.arqnet.pt/dicionario/damasiojv.html
Sem comentários:
Enviar um comentário