segunda-feira, 8 de abril de 2019

Carlos Viegas Gago Coutinho (1869 - 1959)


Carlos Viegas Gago Coutinho, nasceu a 17 de fevereiro de 1869 em Lisboa e destacou-se como geógrafo cartógrafo, oficial da Marinha Portuguesa, navegador e historiador. Juntamente com o aviador Sacadura Cabral, tornou-se um pioneiro da aviação ao efetuar a Primeira travessia aérea do Atlântico Sul, no hidroavião Lusitânia em 1922.
Ao longo da sua vida recebeu inúmeras várias homenagens dos setores históricos e científicos de Portugal e do Brasil, entre os quais:

  • Sócio de Honra da Sociedade de Geografia de Lisboa de e Medalha de Ouro da mesma;
  • Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Engenharia do Porto;
  • Sócio Honorário das Sociedades de Geografia do Rio de Janeiro, de Pernambuco, Baía e Espírito Santo;...
  • Foram-lhe também concedidos os mais altos graus de várias condecorações nacionais e estrangeiras, como as grã-cruz de:
  • Ordem Militar da Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito;
  • Ordem do Rei Leopoldo (Bélgica);
  • Cruzeiro do Sul (Brasil);
  • Comendador da Legião de Honra (França);
  • Mérito Militar e Naval (Espanha);...


Pela sua acção nas operações militares realizadas em 1912, foi condecorado com a medalha de prata da classe de Bons Serviços por feitos cometidos e, por Decreto de 6 de Maio de 1926, foi permitido ao então ainda contra-almirante o uso do distintivo de piloto-aviador encimado por duas palmas cruzadas.
Em 1958, a Liga dos Combatentes da Grande Guerra resolveu considera-lo seu sócio honorário, porque havia prestado serviço na Direcção Geral das Colónias durante o período da I Guerra Mundial. Só regressou ao Ministério da Marinha quando requereu o papel de navegador na I Travessia Aérea do Atlântico Sul.
Também foram prestadas inúmeras homenagens particulares a este ilustre cidadão português, quer em Portugal, quer no Brasil. Temos assim ruas e escolas em várias cidades e vilas com o seu nome. E, já no final da sua vida, o deputado almirante Sarmento Rodrigues aproveitou a comemoração de mais um centenário do Infante D. Henrique e propôs na Assembleia Nacional que Gago Coutinho fosse promovido a Almirante da Marinha Nacional. Esta proposta foi perfilhada pelos deputados general Venâncio Deslandes e Prof. Doutor Lopes de Almeida. Todos justificaram, com brilhantes orações, a razão de ser da proposta, e esta foi aprovada.
Faleceu a 18 de fevereiro de 1959 em Lisboa.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural