domingo, 24 de janeiro de 2021

António de Freitas Pimentel (1901 - 1981)

António de Freitas Pimentel nasceu a 15 de julho de 1901 nas Lajes das Flores e destacou-se como político, sendo que a sua formação de base era medicina.

António Pimentel notabilizou-se como Governador do Distrito Autónomo da Horta.

Na sua ação à frente do Distrito da Horta, destaca-se a condução da crise causada pela erupção do vulcão dos Capelinhos e a administração do regime de vistos especiais de imigração concedidos pelos Estados Unidos às famílias afetadas. Foi graças ao seu excelente trabalho com cooperação do governo da republica, que alguns anos após o vulcão dos Capelinhos, Freitas Pimentel foi galardoado com a mais alta condecoração portuguesa, Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, com o grau de Oficial, tendo sido o Outorgante o Presidente Américo Thomaz.

Também no período em que foi Governador Civil foram construídos o Aeroporto da Horta, a Avenida Marginal da Horta, e ainda, em cooperação com a França no âmbito da instalação da Base Francesa das Flores, o Aeroporto das Flores, o Hospital das Flores, a Central Hidroelétrica das Flores e respetiva rede de distribuição.

Outras ações importantes foram a ampliação das redes de estradas e de águas das ilhas do Faial, Pico, Flores, e Corvo e a reestruturação da respetiva rede de escolas do ensino primário. No termo do seu mandato o antigo Distrito Autónomo da Horta tinha uma das menores taxas de analfabetismo do país e a sua melhor rede escolar.

António de Freitas Pimentel faleceu na Horta a 14 de Abril de 1981.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural