Vicente Gomes da Silva, Júnior nasceu no Funchal a 23 de setembro de 1857 e destacou-se como fotografo e administrador da Photographia Vicente.
Filho de Vicente Gomes da Silva (1827-1906), fundador da Photographia Vicente, iniciou a sua atividade profissional na empresa de seu pai em 1875 como fotógrafo assistente, sendo que mais tarde assumiu a administração da mesma. Sob a sua direção procederam-se alterações arquitetónicas no edifício adquirido pelo seu pai por forma a torna-lo mais adequado às necessidades do negócio, tornando-se num ex-líbris da arquitetura dos “ atelier’s fotográficos do século XIX.
O Atelier Vicente’s recebeu duas importantes distinções pelos seus trabalhos fotográficos, sendo que a primeira foi concedida em 1866 pelo império Austro-húngaro, na sequência do retrato da Imperatriz Elizabeth D’Aústria, mais comumente conhecida por “Sissi”, que Vicente Gomes da Silva captou em 1860, tendo sido agraciado com o título de “Photographe de Sa Majesté I’Impératrice d’Austriche”. Em 1903, o seu filho, Vicente Júnior, foi agraciado com o título de “Photographo da Casa Real Portuguesa”, por ocasião da visita régia à ilha da Madeira em 1901.
Faleceu a 30/05/1933 no Funchal
Sem comentários:
Enviar um comentário