domingo, 25 de agosto de 2019

Argentina Santos (1924 - ...)



Maria Argentina Pinto dos Santos nasceu a 6 de fevereiro de 1924, em Lisboa. Originária do tradicional bairro da Mouraria, destacou-se pela sua interpretação do fado menor
Em 1950, comprou A Parreirinha de Alfama, que permanece ainda como uma das mais típicas casas de fado de Lisboa e também uma das mais concorridas.
Em 2004, foi-lhe prestada uma festa de homenagem no Coliseu dos Recreios. É patrona da Academia do Fado de Racanati, na Itália. Entre as salas mais distintas onde cantou, encontram-se o Queen Elizabeth Hall, em Londres, a La Cité de la Musique, em Paris, o Grande Auditório do CCB, o Coliseu dos Recreios, em Lisboa e a Catedral de Marselha. Também em 2004 participou na compilação de homenagem a Amália Rodrigues, com o tema Lágrima. Participou noutros projetos ligados ao fado, como o espetáculo Cabelo Branco é Saudade, de Ricardo Pais. Em 2007, o realizador espanhol Carlos Saura imortalizou o fado Vida vivida na voz de Argentina, que o cantou no filme Fados.
Em 2005, foi galardoada com o "Prémio Carreira", pela Fundação Amália Rodrigues. A 27 de novembro de 2013, foi feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural