Pesquisar neste blogue

Translate

domingo, 24 de novembro de 2024

Azeredo Perdigão (1896 - 1993)

 

José Henrique de Azeredo Perdigão nasceu a 19 de setembro de 1896 em Viseu e distinguiu-se como advogado e 1.º presidente e gestor da Fundação Calouste Gulbenkian.

No ano de 1919 estabeleceu-se como advogado em Lisboa, tornando-se um dos advogados mais solicitados do seu tempo em Portugal. Ao longo das décadas em que advogou participou em alguns dos maiores processos judiciais (civis, criminais e comerciais), ganhando fama de implacável, e era pago a peso de ouro. 

Democrata republicano, Azeredo Perdigão participou na fundação, com Raul Proença, Jaime Cortesão, Aquilino Ribeiro, Raul Brandão, Faria de Vasconcelos e outros, a revista Seara Nova, onde publicou diversos estudos e comentários sobre economia.

Sob a sua direção, a Fundação Calouste Gulbenkian teve um papel determinante no desenvolvimento da cultura em Portugal.

Ao longo da sua vida recebeu inúmeras condecorações de Instituições Públicas e Privadas.

Morreu a 10 de setembro de 1993 em Lisboa com 96 anos, depois de exercer durante cerca de 37 anos o cargo de presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, que tornando-a numa referência mundial nas artes. 


Tomaz Alcaide (1901 - 1967)

 

Tomaz de Aquino Carmelo Alcaide nasceu em Estremoz a 16 de fevereiro de 1901 e destacou-se como cantor Lírico.

Aos 24 anos abandonou os estudos em medicina para imigrar para a Itália e se dedicar ao canto.

A Sua carreira contou com inúmeros sucessos, sendo que em meados da década de 1940 quando regressa a Portugal ele já havia trabalhado nas mais  importantes salas de ópera do seu tempo e com os maiores nomes do canto lírico da época.

A 5 de Outubro de 1934 foi feito Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo e a 27 de Outubro desse ano Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Em 2011, onde foi entregue, a título póstumo a Tomaz Alcaide o título de Cidadão Honorário e a Medalha de Ouro da Cidade de Estremoz e, com honras militares, foi depositada a urna com as cinzas do artista, junto ao monumento em sua homenagem, em frente à casa que o viu nascer.

Tomaz Alcaide faleceu 09 de novembro de 1967 em Lisboa.


Brianda Pereira (1550 - 1620)

 


Brianda Pereira nasceu provavelmente no ano de 1550 na cidade de Angra ou alternativamente no Porto Judeu então Concelho da da Vila de São Sebastião. Conhecida popularmente como heroína pela sua participação no confronto com os castelhanos que pretendiam colocar a ilha sob o domínio de Filipe II.

A figura mítica de Brianda Pereira foi sendo construída a partir do século XIX, referindo-se que Brianda Pereira, com ânimo verdadeiramente varonil, que muito realçava a sua formosura, persuadia os partidários de D. António para que vigorosamente pelejassem e se defendessem, empregando além disto todos os argumentos que a qualidade de esposa e de mãe lhe subministravam.

Data provável da sua morte no ano de 1620.

sábado, 23 de novembro de 2024

Cesário Verde (1855 - 1886)

 

José Joaquim Cesário Verde, nasceu a 25 de fevereiro de 1855 em Lisboa e destacou-se como poeta.

Cesário Verde empregou técnicas impressionistas, com extrema sensibilidade ao retratar a cidade e o campo, evitando o lirismo tradicional expressando-se de uma forma natural. Em alguns poemas, observa-se que foi um dos fundadores da modernidade poética em Portugal.

Faleceu a 19 de julho de 1886 em Lisboa.

No ano seguinte à sua morte Silva Pinto compila os seus poemas criando “O Livro de Cesário”, que é publicado em 1901. Refira-se, que apesar de em vida a poesia de Cesário Verde não ter tido a notoriedade, após a sua morte foi reconhecida por ilustres figuras portuguesas, nomeadamente, por Fernando Pessoa que o apelida de “mestre”.



São Teotónio (1082 - 1162)

 

São Teotónio nasceu  em Ganfei no concelho de Valença em 1082 e destacou-se como Santo.

No contexto da independência portuguesa (1139) em relação ao Reino de Leão, São Teotónio tornou-se um dos aliados do jovem Infante Dom Afonso Henriques. Mais tarde, seria conselheiro do então já Rei de Portugal, Dom Afonso I.

Foi um dos co-fundadores, juntamente com outros onze religiosos, do Mosteiro de Santa Cruz (adoptando a regra dos referidos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho), do qual se tornou prior. Esta viria a ser uma das mais importantes casas monásticas durante a Primeira Dinastia.

Em 1163, um ano depois da sua morte (Coimbra, 18 de Fevereiro de 1162), o Papa Alexandre III canonizou-o; São Teotónio tornava-se assim o primeiro santo português a subir ao altar, sendo recordado sobretudo por ter sido um reformador da vida religiosa nessa Nação nascente que então era o Reino de Portugal (1139-1910); o seu culto foi espalhado pelos agostinianos um pouco por todo o mundo. É o santo padroeiro da cidade de Viseu e da respectiva diocese; é ainda padroeiro da cidade de Valença, sua terra natal. É também o santo que dá nome a um colégio situado em Coimbra, chamado Colégio de São Teotónio. 




terça-feira, 19 de novembro de 2024

Vasco Morgado (1924 - 1978)

 




Glicínia Quartin (1924 - 2006)

 

Glicínia Vieira Quartin nasceu a 19 de dezembro de 1924 em Lisboa e destacou-se como atriz.

Licenciou-se em 1954 em Ciências Biológicas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e trabalhou como bióloga durante 7 anos.

Ao mesmo tempo que se desenvolvia a carreira científica foi pisando os palcos. No entanto, após a estreia cinematográfica, com Dom Roberto (1962), de Ernesto de Sousa decidiu dedicar-se profissionalmente às artes de palco.

Em 2004 foi feita Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, a 12 de Dezembro.

Glicínia Quartin morreu a 27 de abril de 2006, em Lisboa.


sábado, 16 de novembro de 2024

Brito Pais (1884 - 1934)

 

António Jacinto da Silva de Brito Pais nasceu em Colos (Odemira a) a 15 de julho de 1884 e destacou-se como aviador.
Em 1907, alistou-se no Exército como Recruta, na arma de Infantaria, tendo sido parte da companhia dos alunos Escola do Exército. Em Junho de 1917 embarcou com destino a França, integrado no Corpo Expedicionário Português.
Logo que chegou a França, ingressou na Escola de Aviação de Avord, de forma a receber a formação para Piloto Aviador.
Em 1924, foi o comandante do avião Pátria, que fez o Raid Aéreo Lisboa-Macau, juntamente com o também Capitão José Manuel Sarmento de Beires e o Tenente Manuel António Gouveia. Esta foi uma das principais viagens na história da aviação portuguesa, que teve como principal objetivo demonstrar a capacidade dos transportes aéreos para fazer a ligação entre Portugal e as colónias.
Faleceu na manhã do dia 22 de Fevereiro de 1934, num acidente aéreo  em Sintra.

Museu de Filatelia Sérgio G. Pedro

Divulgação e Promoção de Filatelia como bem Artístico e Cultural